Rolemar

G O L B

Roteiro de vendas: o aliado do vendedor de autopeças que busca resultados

10 de julho de 2023

O roteiro de vendas é um documento usado pelos vendedores para padronizar o atendimento e direcionar o contato com o cliente em potencial. Leia este artigo e saiba mais sobre o assunto, com dicas para criar o roteiro perfeito para a sua equipe de vendas!

O roteiro de vendas é um documento usado pelos vendedores para padronizar o atendimento e direcionar o contato com o cliente em potencial. Também conhecido como script de vendas, o documento apresenta os processos, estratégias e os melhores argumentos para vencer as objeções apresentadas pelos clientes.



Assim, o profissional pode guiar a conversa naturalmente para despertar o interesse do cliente e fechar negócio.



Quer saber como criar um roteiro de vendas para gerar mais resultados para a sua loja? Leia os tópicos abaixo e saiba por onde começar.




Entendendo o potencial do roteiro de vendas



O documento deve ser desenvolvido pelo gestor de autopeças juntamente com os vendedores. As principais vantagens de utilizar esse documento na loja de autopeças são:



1 - Facilidade para treinar novos funcionários

O processo de integração acontece de forma mais eficiente quando o novo vendedor é auxiliado por um roteiro. Isso porque, ele se sente mais confiante para fazer o contato com o cliente e demonstra propriedade para apresentar o produto e fechar negócio.



2 - Aumento da produtividade

Com o apoio do roteiro de vendas, as informações mais importantes são compartilhadas durante o contato, sem deixar passar nenhum detalhe decisivo para o fechamento da venda.



3 - Padronização do atendimento

Além de reunir as etapas do processo de vendas, o script apresenta a abordagem certa para cada situação. Essa padronização do atendimento mostra que a empresa é organizada, principalmente caso haja trocas ou substituições de vendedores.



Criando o script de vendas



O roteiro perfeito é aquele que leva em conta os processos da empresa e facilita a venda no dia a dia. Sendo assim, é necessário estruturar o documento de uma forma que o vendedor tenha abertura para aplicar a sua própria abordagem e criar uma conexão com o cliente através de um atendimento humanizado.



Confira o passo a passo para criar o script de vendas da sua loja de autopeças:




1 - Escolha o formato

Converse com a equipe e alinhe a melhor forma de ilustrar os processos, a fim de garantir que eles possam ser visualizados e compreendidos facilmente pelos vendedores. Considere os diferentes formatos:



• Informações em texto;

• Uso de imagens, como fluxograma ou infográfico;

• Vídeo ou áudio explicativo.




2 - Liste as etapas do processo de vendas

Definir as ações envolvidas na negociação é importante para estabelecer o que deve ser feito em cada fase do contato:

 

• Prospecção;

• Apresentação da empresa e seus produtos;

• Cadastro do cliente;

• Fechamento da venda;

• Pós-vendas.



As etapas podem variar de acordo com a rotina da sua loja e devem levar em conta o modelo de contato mais frequente no dia a dia: ligação, e-mail, WhatsApp etc.




3 - Reúna as informações essenciais

Depois de esclarecer quais são as etapas do processo de vendas da sua loja de autopeças, liste as informações que não podem faltar durante o atendimento e o momento certo de apresentá-las. Uma boa prática é reunir as possíveis dúvidas dos clientes para que o vendedor se prepare para esclarecê-las da melhor forma possível durante o contato.



4 - Estude o cliente

Conhecer o perfil e o comportamento do consumidor é um bom ponto de partida para definir a abordagem a ser utilizada durante a venda. Ter em mãos informações como: motivações para a compra e dificuldades do dia a dia é fundamental para garantir que o roteiro de vendas esteja de acordo com a necessidade do cliente.



Criei o meu roteiro de vendas, qual é o próximo passo?



Com o script de vendas pronto, o próximo passo é revisá-lo com os vendedores para que eles possam estudar o documento e adicionar seus toques pessoais à abordagem. Durante os contatos, é importante que os profissionais anotem suas percepções e como está sendo a receptividade do cliente após a mudança, para ver se será necessário fazer ajustes.



É importante destacar que o roteiro não é algo fixo e deve ser revisado sempre que for identificada uma alteração no comportamento do consumidor ou caso haja uma mudança significativa no mercado, que demande uma adaptação da abordagem.



E aí, pronto para melhorar o seu processo de vendas para acelerar os resultados da sua loja de autopeças?



Coloque as dicas em prática e conte com a Rolemar para atender o seu cliente com a qualidade das melhores marcas de autopeças de reposição.

VOLTAR