BLOG

7 dicas para uma gestão eficiente do estoque de peças automotivas

7 dicas para uma gestão eficiente do estoque de peças automotivas

7 dicas para fazer uma gestão eficiente do estoque

Otimizar os custos e garantir que as demandas sejam atendidas pode ser um desafio para muitas empresas, especialmente no ramo automotivo. Dito isso, é importante estar atento às demandas do estoque para acompanhar as entradas e saídas de mercadorias, monitorar o comportamento de compra do consumidor e reduzir os custos e desperdícios.
 
Confira logo abaixo 7 dicas para alcançar elevar o nível do seu negócio com uma gestão eficiente do estoque.

 
1 - Organize o espaço
Um estoque deve estar sempre limpo e arejado para manter os produtos visíveis e com fácil acesso. Dessa forma, os colaboradores encontram as mercadorias com mais agilidade e conseguem visualizar facilmente os itens com mais ou menos saída nas autopeças.
 
2 - Identifique os produtos
Incluir etiquetas com a descrição do produto é uma estratégia de organização que facilita a localização das peças. Identificar as caixas com informações como: nome, fornecedor e quantidade de itens podem fazer toda a diferença no dia a dia, principalmente com a contratação de novos colaboradores.
 
3 - Faça uma projeção das demandas
Projetar a demanda é uma ação essencial para garantir o giro de produtos e evitar que as mercadorias fiquem paradas no estoque por muito tempo. Faça um estudo das peças mais compradas e buscadas pelos clientes e complete o estoque de forma estratégica para minimizar os erros e evitar prejuízos.
 
4 - Divida os produtos em categorias
Estabelecer categorias para os produtos presentes no estoque é uma ação complementar ao tópico anterior, pois permite ao gestor de autopeças acompanhar a frequência de saída dos produtos. Uma boa forma de fazer isso é segmentando as mercadorias em grupos, como no exemplo abaixo:

- Grupo x: itens de alto valor e baixo giro;
- Grupo y: itens de valor intermediário e vendas moderadas;
- Grupo z: itens de baixo valor e alta frequência de vendas. Dessa forma, é possível fazer uma gestão eficiente de cada categoria para entender os impactos de cada uma delas no faturamento do negócio.

 
5 - Considere fazer queimas de estoque
Caso algum produto não tenha o fluxo de saída esperado, avalie a possibilidade de fazer liquidações. Avalie o seu público e pense em ações que possam atrair a atenção e despertar o interesse de compra. Confira alguns exemplos:

- Ganhe 10% (ou outra %) de desconto na compra da 2ª unidade;
- Compre um, ganhe outro;
- Nas compras a partir de x reais, ganhe um brinde (produto de baixo giro). Essas são apenas algumas sugestões, existe mais uma série de condições que podem ser implantadas para movimentar o estoque e evitar prejuízos. Veja qual faz mais sentido para o seu negócio e aplique hoje mesmo!


6 - Faça inventários periódicos
Os inventários permitem ao gestor da autopeças comparar o estoque virtual e o físico para identificar possíveis divergências. Para isso, é importante listar as mercadorias disponíveis, bem como as suas respectivas quantidades. Essa atualização deve ser feita constantemente para evitar danos financeiros e transtornos com os clientes.
Um sistema de gestão pode automatizar esse processo e facilitar a atualização do inventário.

 
7 - Selecione fornecedores de confiança
A escolha do fornecedor afeta diretamente a gestão do estoque, afinal, problemas com atraso na entrega e oferta limitada de produtos comprometem a disponibilidade de mercadorias para os clientes. Avalie as suas parcerias atuais e entenda como estas estão contribuindo para o sucesso do seu negócio.
 
Está preparado para elevar o nível da sua empresa com um estoque 100% eficiente? Coloque as dicas em prática e confira os outros conteúdos disponíveis aqui no blog da Rolemar, para impulsionar os resultados do seu negócio.

 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.