BLOG

Atendimento humanizado: por que (e como) colocar em prática na autopeças?

Atendimento humanizado: por que (e como) colocar em prática na autopeças?
O atendimento humanizado é uma estratégia altamente eficaz para criar relacionamentos duradouros e conquistar a confiança e satisfação dos clientes. Para isso, o vendedor deve garantir que o cliente se sinta valorizado pela empresa, deixando claro que as suas necessidades são a prioridade durante a apresentação do produto, e não apenas o desejo de vender.
 
Leia este artigo e entenda mais sobre o assunto para saber como aplicar essa estratégia durante a venda de peças automotivas.


O que é atendimento humanizado?

É uma estratégia de atendimento em que o propósito vai além de vender, apresentando o produto como uma solução para os problemas do cliente. Por esse motivo, um dos pilares do atendimento humanizado é a empatia, que diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro.

Ao adotar essa estratégia, é possível fazer contatos e vendas mais assertivas, com base nas necessidades individuais de cada cliente, para construir relacionamentos duradouros e aumentar a fidelização.


Por que humanizar o atendimento?

Um bom atendimento é o básico que o cliente espera ao entrar em contato com a sua loja. É por isso que, ao oferecer uma experiência que vai além, o resultado é diferenciação e destaque no mercado.

Quando oferece um atendimento humanizado, o vendedor mostra que a empresa valoriza o cliente, o que garante uma série de benefícios para a loja, entre eles:

• Aumento da confiança;

• Fidelização;
• Recorrência;
• Satisfação do cliente.

Como colocar em prática durante a venda de peças?

O atendimento humanizado é capaz de conquistar a confiança do cliente e converter as oportunidades em vendas. Mas, para isso, é necessário priorizar a qualidade e não somente a quantidade, atuando com foco na experiência.

Veja a seguir 6 boas práticas para humanizar o atendimento e conquistar mais resultados para o seu negócio automotivo:


1 - Ouça mais, fale menos

Se antes o bom vendedor era aquele que falava muito e era considerado “bom de conversa”, hoje é tomado como exemplo aquele que ouve mais do que fala, pois consegue otimizar o contato e antecipar as necessidades do cliente. Uma escuta ativa facilita a identificação dos principais desafios do consumidor para apresentar as peças da sua loja como a melhor solução para o problema apresentado.

Portanto, se o seu objetivo é humanizar o atendimento, faça as perguntas certas, ouça o que o cliente tem a dizer e use as respostas a seu favor!


2 - Demonstre empatia

É inegável que as ferramentas tecnológicas garantem comodidade e agilidade nos processos, mas elas não substituem o olhar humano.

Colocar-se no lugar do cliente permite ao vendedor avaliar as situações de acordo com o seu ponto de vista, considerando as suas dificuldades. A melhor forma de praticar a empatia é refletindo sobre o tipo de atendimento que gostaria de receber e colocando em prática da melhor maneira possível.


3 - Personalize a comunicação

Ouvir o cliente permite ao vendedor conhecê-lo a fundo para reunir informações, como:

• Nome;

• Histórico com a empresa;
• Frequência de compras;
• Marcas mais buscadas. 

A partir disso, será possível personalizar a comunicação para cada cliente, considerando suas características individuais e apresentando argumentos específicos para cada realidade.


4 - Humanize o script de vendas

No dia a dia das vendas, é comum utilizar um roteiro para guiar o atendimento com o cliente. No entanto, as etapas e perguntas definidas devem ser colocadas em prática com naturalidade, para transformar o contato em uma conversa.

Ao perceber que o vendedor está muito preso a um roteiro, o cliente tende a se sentir desconfortável e interromper o atendimento.


5 - Ofereça capacitação à equipe

Vendedores capacitados pensam em diferentes formas de abordar o cliente para inovar na experiência, mesmo diante do “não”. Por isso, é fundamental incentivá-los a se manterem atualizados por meio de qualificações constantes, com diferentes abordagens.

Além de oferecer treinamentos para expandir o conhecimento técnico sobre os produtos, também é indicado incentivar o desenvolvimento de habilidades, como:


• Comunicação;
• Gestão de tempo;
• Relacionamento interpessoal;
• Técnicas de persuasão.

Atenção: mesmo os colaboradores mais experientes devem passar por uma reciclagem para acompanhar as mudanças do mercado e compreender a mentalidade dos clientes.

6 - Use a estratégia omnichannel

Uma boa forma de humanizar o atendimento e ainda garantir mais agilidade e eficiência nos contatos com os clientes é por meio da estratégia omnichannel.

Ao oferecer diferentes canais de atendimento, a loja expande seus horizontes e permite ao cliente escolher o que mais faz sentido para a sua necessidade. O importante aqui é garantir que o mesmo nível de atendimento seja oferecido em todos os canais, garantindo que a experiência seja positiva em todos eles.

Com base nas dicas acima, fica claro que o objetivo do atendimento humanizado é conquistar a confiança do cliente e melhorar a visão dele em relação à empresa. Ao colocá-lo em prática, compare os resultados e veja como algumas ações simples podem provocar grandes mudanças!

Gostou deste post? Confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.