BLOG

Conquiste mais clientes com o Marketing de Influência

Conquiste mais clientes com o Marketing de Influência
O Marketing de Influência é uma das principais estratégias de Marketing Digital. Trata-se do uso da imagem e credibilidade uma personalidade com grande potencial de convencimento e persuasão para compartilhar informações positivas sobre uma determinada marca ou empresa.

Os chamados influenciadores são conhecidos por seu poder de criar uma forte conexão com seus seguidores, prender sua atenção e conquistar confiança ao compartilhar detalhes sobre a sua rotina.

Marketing de Influência só funciona para grandes empresas?
A resposta é não! Muito mais importante que o porte da empresa é a escolha do influenciador que vai falar sobre o negócio.

O Brasil está entre os países em que a população passa mais tempo conectada online, com um total de 9 horas por dia. Quando o assunto é redes sociais, o uso diário é superior a 3 horas. Considerando isso, fica fácil entender o constante crescimento do Marketing de Influência e seu poder na geração de resultados.

Um levantamento realizado pela MindMiners juntamente com a Youpix, com 1.000 brasileiros, revelou alguns dados importantes sobre o assunto:


• 44% já adquiriu um produto ou serviço indicado por um influenciador;
• 41% prefere receber a recomendação através do story;
• 44% expressam algum nível de confiança na opinião de influenciadores ao compartilharem um conteúdo publicitário.

O levantamento deixa claro o poder de influência dos criadores de conteúdo diante de sua audiência. Portanto, seja qual for o porte da sua empresa, vale a pena começar a estudar personalidades que expressem a identidade do seu negócio para acelerar as vendas.

Como saber se um influenciador é ideal para a minha empresa?
Como mencionado anteriormente, a escolha da personalidade que irá falar sobre a sua empresa é fundamental para que os resultados sejam alcançados. Antes de começar a parceria, é necessário avaliar o objetivo, orçamento disponível e o público a ser atingido pela campanha.

Se o seu negócio é do ramo automotivo, não faz sentido contratar um influenciador de beleza, por exemplo. É importante formar parceria com pessoas que são referência na sua área de atuação e que compartilham uma rotina digital que possuam alguma familiaridade com o seu público.

Aqui vai um exemplo:

Sabe aquela oficina que é referência na sua cidade?

O dono e/ou mecânico podem ser as pessoas ideais para falar sobre os seus produtos. Afinal, quem melhor para fazer uma recomendação sobre peças automotivas do que a pessoa que as utiliza diariamente e vê na prática a sua eficácia?

Mesmo que a página da oficina não seja grande nas redes sociais, é possível atingir as pessoas que tenham o perfil alinhado com o seu negócio por meio dos  stories ou até mesmo lives. Isso porque, mais importante que o número de seguidores é a taxa de engajamento, que representa o quanto o público interage com os conteúdos do influenciador
.

Agora você deve estar pensando: “Ah, mas a minha empresa não tem estrutura financeira para isso, é um um investimento muito alto”.

Essa é uma conclusão muito comum, porém muito equivocada, pois atualmente existem outras formas de parceria, além do pagamento em dinheiro, como é o caso da permuta.

Esse é um modelo de negócio cada vez mais utilizado, pois oferece benefícios para ambos os lados da parceria, por meio da oferta de produtos em troca da criação de conteúdo. Assim, a pessoa contratada poupa investimentos com as peças que já precisaria comprar, e a empresa atrai mais clientes por meio da divulgação.


O segredo é a identificação
Os influenciadores com um público ativo tendem a gerar mais resultados para a empresa, pois constroem uma relação de confiança e empatia, que faz toda a diferença para levar o nome da marca mais longe.

Não é à toa que pessoas “comuns” têm ganhado cada vez mais destaque ao compartilhar suas opiniões sobre produtos e serviços nas redes sociais.
Isso porque, ao mostrar a aplicação e os resultados da solução na prática, o influenciador expressa a sua opinião sincera e os resultados percebidos na prática.

Ao contrário de propagandas glamourosas que mostram o produto em um contexto, muitas vezes, distante da realidade do consumidor, o Marketing de Influência explora a proximidade com o público. Desse modo, ao observar que a solução foi eficaz para uma pessoa com a realidade parecida, o seguidor conclui que também terá uma experiência positiva.


Dicas para aplicar o Marketing de Influência no seu negócio

1 - Defina os objetivos da campanha
Assim como toda estratégia de Marketing, antes de começar é preciso saber qual objetivo deseja alcançar.

Um bom ponto de partida é responder às seguintes perguntas:


- O que irei divulgar? Um produto específico ou a credibilidade da empresa como um todo?
- Quero atrair novos clientes ou fortalecer a marca no mercado?
- Qual o orçamento disponível?
- Que tipo de público será o foco da campanha?

2 - Busque influenciadores com o mesmo público
O número de seguidores é importante para garantir alcance, porém, mais importante que isso, é formar parcerias com criadores de conteúdo que se comuniquem com pessoas que possam ter interesse pelo seu produto.

Diante disso, é importante observar os seguintes pontos:


- A linguagem utilizada está de acordo com o perfil da empresa?
- O valor cobrado está dentro do orçamento?
- As métricas das redes sociais são boas?

Outra análise fundamental é a plataforma em que ele está presente, pois deve ser a mesma em que o seu público está. Se o seu consumidor é mais ativo no Instagram, por exemplo, a contratação de um criador de conteúdo para o Youtube não será tão eficiente.

3 - Explore os interesses do seu consumidor
A parceria com o influenciador é realizada para atingir pessoas, certo?!

Com base nisso, não tem como começar uma estratégia sem conhecer o público que deseja impactar. Uma boa forma de entender o tipo de personalidade que o seu cliente acompanha, é por meio de pesquisas e conversas durante o atendimento.

Dessa forma, você também consegue identificar quais plataformas ele mais utiliza para escolher um influencer que esteja de acordo com as suas preferências.


4 - Alinhe bem a parceria
Por mais que o influenciador saiba como se comunicar com o público em geral, são necessários alguns direcionamentos sobre o seu mercado para atingir o público de forma certeira. Portanto, faça uma reunião de alinhamento e compartilhe as suas expectativas e objetivos com a parceria.

Desse modo, vocês poderão trocar ideias e alinhar como será a campanha, quais serão os produtos citados e/ou os atrativos da empresa a serem abordados. Sempre lembrando que o influenciador deve indicar de alguma forma aos seus seguidores que se trata de um conteúdo de publicidade.

 
5 - Dê liberdade para o influenciador criar
Um dos principais motivos para o Marketing de Influência ser tão eficaz é o fato de se apresentar por meio da espontaneidade de uma pessoa que tem um forte relacionamento com seu público. Por isso, após dar o direcionamento principal da campanha, dê espaço e abertura para o criador de conteúdo expressar a mensagem com sua própria identidade.

A apresentação do produto ou serviço de maneira autêntica garante muito mais credibilidade ao influenciador e à marca, pois assim, a recomendação se apresenta muito mais como uma dica de algo que ele reconhece os benefícios, do que uma simples relação de negócio. Portanto, confie na pessoa contratada!

Agora que você já conhece o poder do Marketing de Influência na geração de resultados para o seu negócio automotivo, pesquise os influenciadores da sua região e prepare o seu estoque para fazer muitas vendas!

Conheça o portfólio da Rolemar e tenha acesso às melhores marcas automotivas do mercado de reposição e utilitários.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.