BLOG

Datas comemorativas: saiba como usá-las para vender mais

Datas comemorativas: saiba como usá-las para vender mais

Datas comemorativas: saiba como usá-las para vender mais

As datas comemorativas têm se mostrado cada vez mais como uma oportunidade de negócio para empresas de diversos segmentos, especialmente no universo digital. Isso porque, por meio de ações especiais e promoções estratégicas é possível aproveitar sua visibilidade para aumentar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os antigos, movimentar o estoque, entre outros benefícios.
 
Considerando que o objetivo é gerar resultados, as ações devem ser pensadas com antecedência, considerando as particularidades do seu público. Portanto, para transformar as comemorações em resultados, o primeiro passo é estruturar um planejamento e selecionar as datas mais relevantes para a sua área de atuação.

Prepare-se para as vendas

Ao elaborar o planejamento, é importante entender os objetivos a serem alcançados com a celebração, para avaliar a melhor forma de atrair a atenção do público e definir ações que sejam realmente assertivas.
 
Sendo assim, é primordial fazer perguntas como:

- Essa data faz sentido para o meu negócio?
- Qual o objetivo: novos clientes, giro de estoque e/ou aumento das vendas?
- Quem eu quero atingir: novos clientes, atuais ou ambos?
- O estoque está preparado para a demanda esperada?

Atenção: esses questionamentos devem ser feitos em cada uma das festividades que serão trabalhadas no decorrer do ano, conforme a finalidade de cada uma delas. Afinal, a comunicação utilizada no Dia dos Pais não será a mesma da Black Friday, por exemplo.
 
Com isso em mente, é possível definir os próximos passos, sendo eles:

Estudar o perfil do seu cliente

Além de saber o que fazer é saber para quem fazer. Quando você conhece o público que deseja atingir em cada data comemorativa, fica muito mais fácil definir condições que sejam realmente eficientes.
 
Faça enquetes nas redes sociais ou pesquisas de balcão para levantar o máximo de informações que possam auxiliar na tomada de decisão. Outra dica é observar o comportamento de compra do consumidor por meio do histórico de aquisições. Assim, será possível identificar os itens e marcas compradas com mais frequência.

Organização do estoque

Com base no objetivo definido para a campanha, faça uma revisão das mercadorias em estoque e avalie a necessidade de reposição, com base nas ações planejadas para a data. Se a intenção é oferecer desconto no amortecedor x, por exemplo, será necessário garantir uma boa quantidade do produto para evitar problemas de disponibilidade.
 
Você também pode avaliar o nível de saída de determinados produtos no mesmo período do ano anterior. Dessa forma, será possível prever a demanda e fazer as compras estrategicamente.

Treinamento da equipe

Investir na qualificação constante da equipe é essencial, especialmente nessas sazonalidades. Por isso, aproveite a ocasião para relembrar as boas práticas de atendimento e suporte ao cliente.
 
Além disso, considerando a expectativa de atração de novos compradores, é interessante estruturar uma ação de pós-vendas para gerar uma experiência positiva de compra e expandir a possibilidade de fidelização.

Divulgação nas redes sociais

Além de pensar em descontos e condições especiais irresistíveis, é preciso garantir que o cliente tenha acesso a essas informações facilmente. Uma boa prática é investir em estratégias de marketing para conquistar mais visibilidade através de posts e anúncios nas redes sociais.

Use gatilhos mentais que despertam curiosidade e geram expectativa, como: vem aí, só hoje, condições imperdíveis, entre outros.

Dicas em ação

Agora que você já sabe o potencial das datas sazonais para o seu negócio automotivo, confira algumas delas para começar a se planejar hoje mesmo:

- 21 de março: Carnaval*
- 07 de abril: Páscoa*
- 14 de maio: Dia das Mães*
- ​​​​​​​15 de março: Dia do Consumidor
- ​​​​​​​12 de junho: Dia dos Namorados
- ​​​​​​​20 de julho: Dia do Amigo
- ​​​​​​​30 de junho: Dia do Caminhoneiro
- ​​​​​​​25 de julho: Dia do Motorista
- ​​​​​​​13 de agosto: Dia dos Pais*
- ​​​​​​​15 de setembro: Dia do Cliente
- ​​​​​​​24 de novembro: Black Friday*
- ​​​​​​​28 de novembro: Cyber Monday*
- ​​​​​​​25 de dezembro: Natal

​​​​​​​
*Datas referentes ao calendário de 2023.
 
Uma das datas mais importantes do varejo está logo aí!
 
Faltam pouco mais de 60 dias para a Black Friday 2022 e, se o seu objetivo é vender mais e aumentar o faturamento do seu negócio, precisa preparar o seu estoque desde já.
 
Conheça o nosso portfólio e tenha acesso às melhores marcas automotivas do mercado de reposição.

 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

google-site-verification=rKGwx7_g9lfWbu6yhyGgoDnQOMufm9EhpAkONgcanME