BLOG

Estratégias para uma Black Friday de sucesso na autopeças

Estratégias para uma Black Friday de sucesso na autopeças

Estratégias para uma Black Friday de sucesso na autopeças

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e uma das mais movimentadas no varejo. Quando bem planejada e executada, a ocasião pode render bons números e atrair muitos clientes para o negócio.

Prova disso é o Relatório Black Friday 2021, que reuniu os dados do evento no ano passado. Na última edição, o e-commerce brasileiro teve um faturamento 5,8% maior que no ano anterior, com R$ 5,41 bilhões em vendas. Ainda de acordo com o mesmo relatório, o ticket médio apresentou um aumento de 6,4%.

Quer saber como vender mais e aproveitar ao máximo as oportunidades na ocasião? Fique atento nas dicas que daremos a seguir!


Avalie o desempenho dos anos anteriores

 

Caso já tenha realizado ações promocionais nas últimas edições da Black Friday, uma boa forma de começar é consultar os números, avaliando quais ações foram mais e menos efetivas, para definir quais podem ser mantidas e quais devem servir de aprendizado.

Caso seja a sua primeira vez participando do evento, organize os processos de modo que as informações possam ser facilmente acessadas nos próximos anos. Assim, será possível tomar decisões cada vez mais assertivas a cada campanha.


Faça um planejamento financeiro

O objetivo dos empresários e empreendedores durante a Black Friday é gerar resultados e expandir a atuação no mercado. Mas, para atingi-lo, é importante estabelecer metas realistas e condições que sejam atrativas para o consumidor, levando em conta a situação financeira do negócio para evitar prejuízos.

Lembre-se: de nada adianta oferecer condições arrasadoras e fechar o mês no vermelho!

Sobre o assunto, o gerente de vendas, João Paulo, que atua na matriz da Rolemar, em Londrina - PR, fala sobre as condições que podem ser oferecidas aos clientes que vão além das reduções de preços, destacando o sucesso das ações “compre e ganhe”.

“O dono de autopeças deve trabalhar com ofertas que gerem valor ao cliente. Uma boa opção de campanha é: ‘na compra dos 4 filtros (ar, combustível, óleo, ar-condicionado), ganhe um higienizador de ar’. Trata-se de uma promoção que não envolve desconto, mas é extremamente vantajosa para o dono da autopeças e seu consumidor”, comenta.


Prepare o estoque

Após elaborar o planejamento financeiro, o próximo passo é preparar o seu estoque.

Faça uma relação das peças com maior saída e organize uma lista de compras estratégica, contendo os itens que estarão em promoção. Aqui, a dica de avaliar as edições anteriores volta a fazer sentido: veja quais foram as peças mais vendidas e inclua na listagem.

O gerente de vendas da Rolemar alerta sobre a importância de conhecer bem o público para preparar o estoque de maneira efetiva: “Se a venda for destinada ao mecânico, vale a pena investir em produtos de alto giro, que agregam na hora de fechar um orçamento com o cliente dele. Caso o foco seja o consumidor final, é importante investir em produtos que proporcionam mais conforto e segurança, que são as prioridades deste público”.

Com isso em mente, o próximo passo é falar com seus fornecedores e fazer o pedido com antecedência, para garantir que o estoque esteja completo no prazo que você precisa. Afinal, não dá para perder vendas por falta de produtos, não é mesmo?!


Escolha parceiros comprometidos com o seu sucesso

Em eventos como esse, além do planejamento de estoque, é importante se atentar à logística para garantir que os itens a serem trabalhados na Black Friday estejam disponíveis no grande dia. Com base nisso, é fundamental trabalhar com parceiros dispostos a negociar antecipadamente.

Por isso, trabalhar com distribuidoras que se comprometem com o resultado do cliente permite ao lojista um melhor aproveitamento na negociação e mais organização para conquistar os resultados esperados.


Publique nas redes sociais

Memorize essa afirmação: mais da metade dos brasileiros está presente nas redes sociais.

Em 2022, o número de usuários ativos nesses canais já chega a 171,5 milhões, sendo que estes passam, em média, 3 horas e 49 minutos conectados diariamente. Isso quer dizer que, se você quer atrair visibilidade para a sua empresa, precisa utilizar as redes sociais para divulgar as ações antes, durante e após a Black Friday.

Alguns dias antes da sexta-feira mais esperada de novembro, compartilhe conteúdos que chamem atenção dos usuários para o seu negócio e invista em anúncios para atrair novos visitantes para a sua página. Durante os dias de campanha, também é interessante usar materiais personalizados nas redes sociais, loja online - caso tenha - e loja física.


Trabalhe com ética

O consumidor está cada vez mais informado e tende a pesquisar os preços meses antes da Black Friday para comparar com os ofertados durante a campanha. Por isso, não o subestime!

Mantenha a honestidade com o cliente e não ofereça “falsos descontos”. Ao anunciar uma promoção, garanta que ela seja realmente atrativa para o consumidor.

Aumentar o preço semanas antes e reduzir novamente na data é uma prática antiética que pode gerar grandes problemas às empresas que atuam de tal forma. Por isso, use as dicas do tópico 2 e ofereça boas condições dentro das possibilidades do seu negócio.

O importante é atuar de forma transparente para, além de vender, fidelizar o seu público.


Ofereça uma boa experiência

Quando o assunto é atendimento e vendas, a experiência vale muito! Além de preços mais baixos, estude a possibilidade de oferecer brindes aos clientes.

Um estudo realizado pela Nuvemshop revelou que 33% das empresas pretendem presentear seus clientes este ano. Portanto, se você deseja se destacar entre os concorrentes, é importante proporcionar uma experiência diferenciada para surpreender e fidelizar.

Dica: envie cupons de desconto ou até mesmo itens personalizados (canetas, xícara, blocos de notas, entre outros) com a logo do seu negócio.


Contagem regressiva

Faltam apenas 45 dias para a Black Friday e, se você ainda não definiu as ações que irá colocar em prática no período, precisa reunir todas essas dicas e começar a se planejar agora.

Conte com a Rolemar e conquiste os melhores resultados, com as marcas automotivas que são destaque no mercado de reposição. Fale com a nossa equipe de vendas agora mesmo.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.