BLOG

Gestão de tempo: mais produtividade para a loja de autopeças

Gestão de tempo: mais produtividade para a loja de autopeças
Na rotina de trabalho, você tem aquela sensação de que o tempo está passando mais rápido e nem sempre consegue concluir todas as tarefas que deveria? Esse problema pode ser resolvido com uma boa gestão de tempo na loja de autopeças.

Fazer muita coisa ao mesmo tempo não é sinônimo de produtividade, muito pelo contrário. Se as atividades não são concluídas e você só se sente mais cansado, precisa se planejar para dedicar o seu tempo e atenção às atividades certas em períodos específicos.

Para isso, o primeiro passo é avaliar quais são os objetivos e, em seguida, o que é preciso para alcançá-los.

O que é gestão de tempo?

Na rotina do gestor de autopeças, pode ser difícil saber o tempo necessário para executar cada tarefa. Uma boa gestão do tempo permite à equipe usar as horas do dia de forma inteligente para atingir os objetivos do negócio.
Lembre-se: estar “sempre ocupado” não significa ser produtivo.

Quando você sabe o tempo necessário para executar cada tarefa, consegue organizar o dia para que as atividades sejam realizadas no prazo. Além disso, é possível evitar problemas causados pela má gestão do tempo, como: atraso na entrega e demora no atendimento.

Quer saber como melhorar a gestão de tempo no dia a dia da sua loja de autopeças para fazer tudo o que precisa? Continue a leitura e confira as dicas que preparamos para te ajudar!

Será que você está sendo realmente produtivo?

Uma rotina em que você fica apenas “apagando incêndio” não proporciona nada além de desgaste físico e mental no ambiente de trabalho. Para mudar esse cenário e aumentar a produtividade, o primeiro passo é ter um planejamento diário.

Comece respondendo a algumas perguntas simples:

• O que eu preciso fazer durante o dia?
• Qual é o nível de importância de cada atividade?
• Qual o tempo necessário para executá-las?

Essa organização inicial já faz toda a diferença para ter em mente quais serão as atividades que irão demandar o seu foco durante o dia de trabalho e o nível de prioridade de cada uma delas.


Saiba como um fluxograma pode te ajudar a organizar os processos da sua loja de autopeças.

Estabeleça metas

Trabalhar com foco em um objetivo pré-definido pode ajudar a organizar a rotina de trabalho e enxergar com clareza o que precisa ser feito para atingi-lo. Só tome cuidado para não definir metas impossíveis de serem cumpridas!

Avalie o tempo disponível e as ações necessárias para chegar ao seu objetivo e estabeleça prazos realistas para o sucesso do seu negócio.

Defina prioridades

Definir o nível de importância de cada tarefa é um passo importante para organizar a rotina e fazer o que é preciso para atingir as metas do negócio. Pense sobre o nível de importância de cada atividade e organize-as por nível de prioridade para criar um cronograma com o prazo de execução de cada uma delas.
 
Atenção: priorizar certas atividades não significa deixar de fazer outras.

O objetivo aqui é definir a ordem com que cada tarefa será realizada, ou seja, mesmo que outras venham primeiro, as demais precisam ser executadas em algum momento.

Planejamento diário

Após definir os objetivos do negócio e o nível de prioridade das demandas envolvidas, o próximo passo para otimizar o tempo na loja de autopeças é listar o que precisa ser feito para atingir as metas. Se você quer atrair mais clientes para a sua loja de autopeças, por exemplo, vai precisar pensar em ações focadas para tal objetivo, entre elas:

• Campanhas de vendas;

• Divulgação em diferentes canais, conforme o seu público;
• Anúncios nas redes sociais;
• Promoções;

Após refletir sobre o que precisa ser feito para alcançar os resultados esperados, faça um planejamento com as demandas envolvidas e inclua cada uma delas no tempo disponível no seu dia.

Foque em uma demanda por vez

Fazer tudo de uma vez é um erro comum daqueles que não sabem gerenciar bem o tempo. Ao se comprometer a executar uma tarefa, mantenha o foco até concluí-la.

Caso contrário, você terá várias atividades inacabadas e um desgaste ainda maior. Foque em uma tarefa específica e trabalhe com mais eficiência.


Programe pausas durante o dia

Uma mente cansada produz menos, isso é fato. Por isso, uma das principais estratégias para fazer uma boa gestão do tempo é separar períodos de descanso entre as atividades.

Após períodos de atenção plena, é importante estabelecer intervalos para aliviar a mente. Liste as atividades que precisam ser executadas durante o dia e faça um checklist com a estimativa de duração de cada uma delas, incluindo pausas para aliviar a tensão.

Assim, o seu dia será muito mais produtivo, sem deixar de lado a qualidade de vida.

E aí, pronto para melhorar a gestão do tempo na sua loja de autopeças e aproveitar todos esses benefícios? Coloque as dicas em prática e gere mais resultados para o seu negócio.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.