BLOG

Organização do PDV: saiba como surpreender o cliente

Organização do PDV: saiba como surpreender o cliente
A maneira como você organiza o seu ponto de vendas tem forte influência na tomada de decisão do seu cliente. Já pensou nisso?

Mesmo com o consumidor cada vez mais adepto às compras digitais, ainda há quem prefira o contato presencial. Por isso, é importante garantir que o cliente tenha uma experiência única ao visitar a sua loja.

É como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica!

Confira as dicas abaixo e saiba como organizar o ponto de vendas para conquistar mais resultados.

1 - Conheça o espaço disponível

Estude o ambiente e analise as melhores formas de expor os produtos para garantir boa visibilidade aos clientes e fácil acesso pela equipe. Se o espaço for limitado, procure otimizá-lo com prateleiras e nichos.

Assim, será possível aumentar as possibilidades para a organização e deixar o ambiente visualmente agradável, sem perder a funcionalidade.

2 - Organize os itens de maneira estratégica

Estabeleça critérios antes de definir os locais dos produtos. Uma prática muito utilizada e que costuma ajudar no dia a dia é a separação por montadoras. Nesse caso, é importante considerar as dimensões, peso e categoria das peças.

Dessa forma, será possível mantê-las organizadas e em segurança.

3 - Mantenha seu mix de produtos em evidência

Use os balcões e prateleiras estrategicamente para apresentar a variedade de produtos disponíveis. Lembrando que é importante utilizar os locais com boa visibilidade para deixar os itens mais lucrativos em evidência.

Outra boa prática é deixar os produtos com alta demanda em um ponto estratégico, com fácil acesso, dando destaque para produtos que são o ponto forte da sua loja e que não são encontrados na concorrência.

4 - Cuidado com as sinalizações

Garanta que as informações essenciais estejam acessíveis aos clientes, como: descrição e preços dos produtos, avisos importantes, formas de pagamento aceitas, entre outras. Mas, cuidado com os excessos: posicione as sinalizações e avisos de forma coerente e organizada para evitar a poluição visual.

5 - Invista na experiência

Se o cliente escolheu ir até a sua loja, mesmo com a possibilidade de fazer compras online, é importante valorizar a presença dele. Manter as peças organizadas e o ambiente limpo são cuidados básicos que não podem ser deixados de lado.

Ao organizar o PDV, pense estrategicamente e considere a forma como cada decisão vai contribuir para a experiência do cliente durante a permanência na loja. Invista em elementos visuais, como monitores com vídeos, e mantenha os itens promocionais acessíveis aos clientes.

Outras formas de inovar na experiência

O QR Code é um ótimo recurso para gerar interação e facilitar o acesso a:

• Catálogo de produtos;
• Manual de aplicação;
• Redes sociais da loja;
• Vídeo de apresentação de fornecedores.
 
Seja qual for o material ou formato escolhido, o importante é garantir uma experiência diferenciada.

Também é possível surpreender utilizando pontos de autoatendimento para peças que não necessitam do contato direto do vendedor. Assim, o atendimento no balcão será mais ágil e os cliente terá mais autonomia em suas compras.

E aí, pronto para inovar e organizar um PDV de destaque? Siga as dicas acima e conte com a Rolemar para valorizar o seu negócio com o que há de melhor em autopeças de reposição.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.