BLOG

Por que fazer pesquisa de satisfação com os clientes?

Por que fazer pesquisa de satisfação com os clientes?

Por que fazer pesquisa de satisfação com os clientes?

Os seus clientes estão satisfeitos com o atendimento oferecido no seu negócio? Saber responder rapidamente essa pergunta é o que difere - ou não - a sua empresa dos concorrentes.

A pesquisa de satisfação permite ao gestor conhecer a visão do cliente em relação à loja para identificar os pontos positivos e as oportunidades de melhoria.

Essa prática afeta diretamente no crescimento do negócio, visto que, como veremos a seguir, uma experiência negativa de atendimento pode ser decisiva em um mercado tão competitivo como o de hoje.

Continue a leitura e entenda por que você deve adotar a pesquisa de satisfação o quanto antes no seu negócio automotivo.


Ouvir o cliente preserva a empresa

Saber como o consumidor se sente em relação à empresa é fundamental para garantir a melhoria contínua dos processos, bem como identificar falhas que podem estar comprometendo a experiência de atendimento.

O Relatório Customer Experience Trends 2022, elaborado pela Zendesk, revelou que 71% dos consumidores mudam para o concorrente após uma experiência negativa com a empresa. Sendo assim, alguns dos benefícios observados ao adotar a pesquisa de satisfação são:

- Fortalecimento do relacionamento;
- Fidelização de clientes;
- Prevenção de danos à imagem do negócio;
- Insights para a empresa (novas ideias e percepções).


Qual é o melhor momento para entrar em contato?

Você já ouviu falar em timing (táimin)? É um termo muito utilizado, especialmente no marketing, para definir a habilidade de agir no momento certo. Quando o assunto é pesquisa de satisfação, o timing é essencial.

Se a venda é feita por telefone ou plataformas de e-commerce, por exemplo, é importante dedicar uma atenção especial pouco tempo após o recebimento da mercadoria, para saber se a expectativa. Dessa forma, é possível saber como foi a experiência do cliente em relação ao atendimento, prazo de entrega, embalagem, qualidade do produto, entre outros elementos.


Como fazer a pesquisa de satisfação?

A pesquisa pode ser realizada de diferentes maneiras, conforme o perfil do cliente e as ferramentas disponíveis. O recomendado é separar um período do mês para fazer contato e entender como foi a experiência de atendimento.

Veja alguns pontos para levar em consideração ao realizar a pesquisa:


1 - Escolha a ferramenta
Você pode fazer a pesquisa com algumas perguntas pelo telefone, e-mail, ou até mesmo através de formulários online. Um outro recurso interessante é a enquete do Instagram.

Além de contribuir para o engajamento do perfil, a enquete pode te ajudar a entender o que o cliente está pensando sobre o seu negócio, através de perguntas simples, como:

- “Você já esteve em nossa loja?”
- “Como foi a sua experiência?”
- “Avalie o atendimento oferecido com uma nota de 0 a 10”.


Lembrando que o método de pesquisa utilizado deve levar em conta os hábitos e comportamentos do seu público. Se o seu cliente não tem o hábito de utilizar as redes sociais, por exemplo, explore os outros canais citados acima (e-mail, formulário online, telefone, etc.)

2 - Seja objetivo
A pesquisa de satisfação deve ser rápida e fácil de ser respondida. Não é à toa que é cada vez mais comum encontrar e-mails e mensagens solicitando avaliação de atendimento, avisando que vai levar apenas 2 minutinhos para responder.

A enquete do Instagram, citada no tópico anterior, é uma boa opção para pesquisa justamente por demandar uma ação rápida do seguidor, que precisa apenas clicar na opção com a qual mais se identifica. Quanto mais simples for a ação exigida, maiores serão as chances de você ter uma resposta.


3 - Reúna as informações e avalie com atenção
Não basta apenas fazer a pesquisa, você deve utilizar os dados coletados para melhorar os processos internos. Isso porque, apenas coletar as informações e deixá-las de lado é totalmente improdutivo para o negócio.

Afinal, a pesquisa demanda tempo da equipe e do próprio cliente, que certamente ficará atento para saber se o feedback compartilhado gerou melhorias no atendimento e na operação como um todo.

Gostou das dicas? Reúna a sua equipe e elabore a sua pesquisa de satisfação para proporcionar uma experiência de compra ainda melhor aos clientes!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.