BLOG

Prepare o seu negócio para 2023: dicas de marketing e vendas

Prepare o seu negócio para 2023: dicas de marketing e vendas

Prepare o seu negócio para 2023: dicas de marketing e vendas


O fim do ano chegou e com ele surgem as preocupações com as tendências e expectativas para o novo que está por vir. Chegou a hora de avaliar os resultados obtidos ao longo dos meses para ver quais foram as metas alcançadas e os pontos de melhoria a serem trabalhados a partir de janeiro.

Se você quer se antecipar e estruturar um planejamento de marketing e vendas mais eficiente para 2023, continue a leitura e veja algumas práticas a seguir.


Tendências para o novo ano

Uma das dicas mais frequentes aqui no blog da Rolemar é sobre a importância de se manter atento às novidades e atualizações do setor como um todo e, quando o assunto é planejamento para o próximo ano, não é diferente.

Para começar, é importante destacar uma tendência que já é uma realidade há algum tempo: tomada de decisões com base em dados. Sendo assim, avaliar os números do negócio para definir os próximos passos é a melhor atitude para ter mais segurança ao estruturar os objetivos e metas para 2023.

Ao utilizar dados seguros e precisos para tomar decisões que impactam diretamente no resultado do negócio, o gestor de autopeças, centro automotivo ou oficina mecânica estará aplicando uma gestão inteligente e minimizando as chances de erro.


Fortaleça a sua marca

Branding é muito mais que uma tendência, é uma necessidade básica para as empresas. A diferença é que, cada vez mais, fica evidente a importância de se conectar com o público e tornar a marca forte no mercado.

Com isso, ao planejar o próximo ano, responda às seguintes perguntas:
  1. A sua empresa está bem posicionada no digital?
  2. Quando seu cliente acessa as suas redes sociais, tem uma boa primeira impressão do seu negócio?
  3. Você tem uma identidade visual definida?
Manter uma comunicação ativa com o seu público, mostrando que a empresa é autoridade no assunto, é um passo importante para mantê-la no topo da mente e das preferências de potenciais clientes. Isso pode ser feito através da produção de conteúdo de valor nas redes sociais, com dicas, curiosidades e outras informações que sejam úteis para quem te acompanha.

Foque em relacionamento

Conhecer o cliente é fundamental para criar conexão e aumentar as chances de vendas. Uma boa forma de fazer isso é por meio dos conteúdos interativos, que facilitam a construção do relacionamento.

Manter uma conversa ativa com os potenciais clientes é uma estratégia importante para destacar a empresa e fortalecer a presença digital. Isso porque, mais importante que estar presente nas redes sociais, é saber se diferenciar da concorrência através da produção de um conteúdo que ofereça uma experiência diferenciada a quem o acompanha.

Sendo assim, para garantir mais resultados para o próximo ano, faça um planejamento estratégico com conteúdos que criam uma conversa e incentivam a participação do usuário. Entre eles:


- Enquetes;
- Landing Pages;
- Templates;
- Testes;
- Vídeos.

Fique atento à agenda ESG

Ao organizar o planejamento do seu negócio para 2023, é importante levar em conta que a sustentabilidade é uma preocupação cada vez mais frequente no mundo dos negócios. Portanto, se você ainda não conhece a sigla ESG, certamente irá ouvir falar muito a respeito no próximo ano.
 
A área, que diz respeito a governança ambiental, social e corporativa, está ligada ao crescimento sustentável das empresas, levando em conta seus impactos e suas contribuições para a sociedade. No setor automotivo, o assunto vem conquistando cada vez mais espaço, muito além dos carros híbridos e elétricos.

Uma pesquisa realizada pela Automotive Business com 473 profissionais do setor revelou que mais de 90% deles reconhecem que ESG estará cada vez mais presente, sendo que os assuntos mais urgentes são:


- Diversidade e inclusão;
- Ética no ambiente de trabalho;
- Redução da emissão de poluentes;
Economia circular (reciclagem, reutilização, redução e recuperação de materiais).

Sendo assim, vale a pena começar a estudar mais sobre o assunto juntamente com a equipe e refletir de que forma a sua empresa está alinhada com a agenda ESG.

Juntos rumo a 2023

Agora que você já sabe como se preparar para o próximo ano, coloque os objetivos e metas no papel e use as dicas acima para alcançá-los!
Continue contando com a Rolemar para ser a sua parceira de sucesso e acelere os resultados do seu negócio.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.