BLOG

Quer vender mais no fim de ano? Veja essas dicas!

Quer vender mais no fim de ano? Veja essas dicas!

Quer vender mais no fim de ano? Veja essas dicas!

O período das festas de fim de ano é muito aguardado por lojistas de diversos segmentos, especialmente para as empresas do setor automotivo, já que a busca por revisões movimenta tanto os centros automotivos, como as oficinas mecânicas e autopeças.

Sendo assim, é importante adotar algumas ações para atrair a atenção e interesse dos clientes, e conquistar mais resultados. Continue a leitura e veja algumas dicas.


1 - O primeiro passo é planejar
Toda ação que envolva marketing e vendas necessita de um bom planejamento para minimizar as chances de erro e tornar as decisões mais assertivas. Para estruturar os processos, leve em conta: 
  1. Público a ser atingido;
  2. Itens em estoque;
  3. Metas a serem alcançadas;
  4. Tipos de campanhas.
Além disso, uma boa forma de se preparar para essa e outras épocas com grande potencial de vendas é interessante organizar um calendário com as principais comemorações do varejo. Dessa forma, sempre que houver um evento, a sua loja estará um passo à frente da concorrência.

2 - Abasteça o estoque
Quando o objetivo é vender, o estoque é um dos principais pontos de atenção. Para fazer compras assertivas, avalie como foram as vendas no final do ano anterior e faça uma projeção para evitar excessos e falta de peças.

Como parte do planejamento, estude os prazos dos fornecedores e compre as peças antecipadamente. Tendo em mente o volume de vendas esperado, será possível negociar preços e prazos conforme a quantidade calculada.


3 - Diversifique as condições de pagamento
Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box revelou alguns dados relevantes sobre as formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros, veja a seguir:
  1. Cartão de crédito - 80%;
  2. Pix - 77%;
  3. Dinheiro - 73%;
  4. Cartão de débito - 66%.
A possibilidade de parcelamento também pode ser um fator decisivo para a tomada de decisão, visto que, de acordo com a pesquisa, 42% dos consumidores optam pelo parcelamento sempre que possível. Com base nisso, é importante estudar as preferências do seu consumidor e oferecer opções que favoreçam o fechamento da venda.

4 - Invista em canais de atendimento digitais
Além de preparar a equipe para oferecer uma boa experiência ao cliente na loja física, é fundamental trabalhar com ferramentas como o WhatsApp Business, por exemplo, para esclarecer dúvidas e fazer negócios. Manter a equipe atenta às redes sociais também é importante para garantir que as interações dos clientes sejam respondidas, principalmente quando o canal é utilizado para compartilhar novidades e promoções.

5 - Use o pós-vendas a seu favor
O pós-vendas no geral é uma estratégia básica para empresas que desejam conquistar recorrência e fidelização.

Entrar em contato com os clientes após períodos como a Black Friday, por exemplo, é importante para entender o nível de satisfação e saber se há possibilidade de voltar a fazer negócio. Dessa forma, o cliente se sentirá valorizado pela empresa e estará confiante para comprar novamente nos próximos meses.

Chegou a hora de entrar em ação! Comece a estruturar o planejamento e prepare-se para encerrar o ano com grandes resultados.

Conte com a Rolemar para ser a sua parceira de sucesso e leve o seu negócio cada vez mais longe.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.