BLOG

Retenção de clientes: como aumentar a fidelização

Retenção de clientes: como aumentar a fidelização
Atrair um novo cliente pode ser até 25 vezes mais caro do que manter um antigo. Você sabia?

É por isso que, cada vez mais, as empresas têm buscado formas de reter e fidelizar os seus clientes. Os principais benefícios para a loja de autopeças são: recorrência nas vendas e fortalecimento no mercado.

Para manter o interesse e, principalmente, a confiança, o ponto principal é investir na experiência. Mesmo que preço seja atrativo e a loja apresente um grande diferencial, se o cliente não se sentir valorizado pela empresa, passa a considerar outras opções.

Dividir os esforços entre atrair novas oportunidades de vendas e manter a base atual pode ser um desafio. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto e veja o que é preciso para manter os clientes fiéis à sua loja!


O que é retenção?

Para começar, se o seu objetivo é aumentar a retenção de clientes, precisa ter em mente que esse é um trabalho coletivo. Todos os funcionários devem saber qual é o valor do cliente para a loja, sabendo que atrair novos clientes é muito importante, mas manter os antigos deve ser um cuidado diário.

Quando a equipe tem essa consciência, passa a trabalhar totalmente dedicada a garantir a satisfação do cliente. Dessa forma, caso haja algum tipo de problema ou dificuldade, o colaborador saberá que o primeiro passo é compreender a situação e pensar na melhor solução para ambos, e não simplesmente descartar o cliente para “eliminar o problema”.

Até porque, ao fazer isso, você só estará arrumando uma dificuldade ainda maior para a reputação do seu negócio.

Quando o assunto é retenção, uma coisa é fato: o cliente quer se sentir valorizado pela empresa. Qualquer atitude ou situação que o faça se sentir diferente disso pode servir como um motivo para que ele parta para a concorrência.


Melhores práticas para reter os clientes

1 - Foco no atendimento

Alguns dos principais motivos pelos quais os clientes deixam de comprar estão ligados ao atendimento. Conforme dito anteriormente, experiências ruins não solucionadas podem fazer com que seu cliente mude para a concorrência, mesmo que o preço por lá seja mais alto.

Por isso, treine a sua equipe e tenha como padrão um atendimento humanizado e focado no cliente. Assim, ele se sentirá valorizado e terá mais confiança na loja.

2 - Valorize o cliente

Não é difícil ver por aí empresas que se preocupam mais com os clientes novos e deixam de lado os clientes já conquistados. Essa é uma atitude fatal para a retenção de clientes.

É inegável que atrair novos clientes é importante, mas pensar em formas de manter os atuais é uma tarefa necessária para conquistar bons resultados. Ambos os perfis devem ser trabalhados estrategicamente, cada um em seu momento, pois possuem igual importância para a reputação e para os números do negócio.

3 - Colete feedbacks

Questionar o cliente sobre o nível de satisfação com o atendimento prestado e as peças oferecidas faz toda a diferença. As perguntas podem ser introduzidas naturalmente durante um atendimento, em datas específicas ou após um determinado período sem compras.

Dessa forma, será possível identificar se há algum tipo de insatisfação para avaliar a melhor forma de contorná-la e, assim, reter o cliente.

4 - Disponibilize canais de suporte

Problemas acontecem, isso é fato, mas você deixa claro que está disposto a resolvê-los? Oferecer canais de atendimento, como WhatsApp ou e-mail, por exemplo, é um cuidado primordial para fazer com que o cliente se sinta amparado pela loja.

Ao resolver problemas com agilidade, a confiança aumenta e as chances de fidelização também.

5 - Considere o ponto de vista do cliente

Quando você faz uma campanha de vendas ou muda algo na sua loja, costuma pensar em como o cliente vai receber as mudanças?

Lembre-se: é impossível reter os clientes se as necessidades dele não forem levadas em consideração.

Desde a comunicação até a disposição das peças na loja física, as escolhas devem levar em conta o perfil de quem compra os produtos, principalmente nos dias de hoje, em que mudanças no hábito de compra e/ou comportamento são cada vez mais comuns. Mantenha-se atento ao que acontece ao seu redor e, principalmente, às preferências do seu cliente, para garantir que as expectativas sejam atendidas.

6 - Fique atento aos sinais

Muitos clientes apresentam algumas mudanças de comportamento antes de deixar a empresa e partir para a concorrência. Saber identificá-los pode ser uma boa forma de conquistar a retenção.

Ao notar redução nas compras ou suspensão das cotações, busque investigar as razões por trás disso para pensar em formas de contornar a situação.


Conforme exposto acima, é possível concluir que a retenção de clientes é resultado de um trabalho diário, que gera resultados significativos para a loja de autopeças. Se hoje você já aplica uma ou mais dicas apresentadas acima, parabéns! Está no caminho certo.

Caso contrário, fique tranquilo, ainda dá tempo de começar! Confira as outras postagens disponíveis em nosso blog e coloque os ensinamentos em prática para mudar a realidade do seu negócio.

Conte com a Rolemar para seguir com você!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.