BLOG

Social selling nas autopeças: o que é, e principais vantagens

Social selling nas autopeças: o que é, e principais vantagens
O Social Selling, ou venda social, é uma estratégia utilizada para se aproximar dos clientes através das redes sociais e construir uma relação de confiança. Considerando que a população brasileira ocupa o terceiro lugar no ranking de usuários de redes sociais, há muito potencial a ser explorado para aumentar as vendas da sua loja de autopeças. Já parou para pensar nisso?

Muitos conhecem e usam as redes sociais para interagir com os amigos e familiares, mas é cada vez mais comum encontrar pessoas que usam as plataformas para descobrir novos fornecedores e fechar negócios.

Para garantir que a sua empresa seja encontrada pelo seu público, é necessário entender como funcionam as redes sociais e conhecer o perfil do cliente. A partir disso, será possível desenvolver um planejamento de conteúdo para transformar o perfil da sua loja em um canal de vendas.

Quer saber mais sobre Social Selling e como ele pode te ajudar a vender mais? Continue a leitura e veja algumas dicas práticas para aplicar na sua loja de autopeças.

Entenda o que é Social Selling

Conforme mencionado anteriormente, o Social Selling é um tipo de estratégia utilizada para atrair oportunidades de vendas e criar conexões através das redes sociais. Mas, você deve estar pensando: “com tantas distrações e conteúdos disponibilizados nessas plataformas, é muito difícil se destacar”.

Primeiramente, é importante ter em mente que se trata de um trabalho contínuo, baseado na produção de materiais que gerem identificação com seu público e apresentem a sua empresa como uma autoridade no seu segmento. Não basta apenas estar presente nas redes sociais, é necessário utilizá-las de forma estratégica, como um canal de vendas de produtos e/ou serviços, para transformar as interações em oportunidades de negócios e, consequentemente, em resultados.

O objetivo aqui é que o cliente passe a usar o seu perfil nas suas redes como um canal para esclarecer dúvidas e encontrar soluções. Assim, ele passa a confiar cada vez mais na sua loja e a venda se torna apenas uma consequência de todo o trabalho realizado.

Por que a sua loja precisa usar o Social Selling?

O tempo médio de conexão dos brasileiros nas redes sociais é de 3 horas e 46 minutos por dia. Já parou para pensar que parte desse tempo poderia ser dedicado à sua loja?

As redes sociais são ambientes utilizados para as pessoas se relacionarem com amigos e familiares, e também com empresas. Por isso, é o canal perfeito para buscar novos relacionamentos e oportunidades para a sua loja de autopeças.

É cada vez mais comum se deparar com pessoas que usam essas plataformas como ferramenta de pesquisa, para encontrar novos produtos ou conhecer empresas.

Diante disso, é importante garantir que o cliente encontre o seu perfil como solução para o que ele busca. Assim, será possível esclarecer suas principais dúvidas e apresentar o perfil da loja como um canal que agrega valor à experiência nas redes sociais.

Como aplicar o Social Selling?

Agora que você já sabe o que é o Social Selling e como ele pode contribuir para os números do seu negócio, veja a seguir 4 passos para transformar as suas redes sociais em aliadas para as vendas.

1 - Estude o seu cliente

Saber em quais redes sociais o seu cliente está presente é o primeiro passo para aplicar o Social Selling na sua loja de autopeças. Seja qual for a sua estratégia, ela só será eficiente se for aplicada no lugar certo e atingir o seu público de forma assertiva.

Converse com os clientes da sua loja e reúna a equipe para levantar as principais dificuldades apresentadas pelos clientes. Além disso, quando começar a trabalhar o seu perfil e criar o planejamento, vale a pena compartilhar enquetes nos stories questionando os seguidores sobre seus interesses e suas principais dúvidas.

2 - Tenha claro qual é o objetivo da empresa

É importante ter em mente o que você deseja conquistar através do Social Selling para definir o tipo de posicionamento a ser adotado.

Se o foco é se apresentar como uma solução para os problemas do cliente, por exemplo, será necessário produzir conteúdos que transmitam essa mensagem, considerando as informações levantadas a partir do estudo do perfil do cliente.

3 - Foque no conteúdo

Após definir o objetivo da sua loja de autopeças nas redes sociais, faça um planejamento de conteúdo levando em conta as principais dificuldades dos clientes.

Usar o canal para divulgar o seu produto é importante, mas se o objetivo é criar relacionamento e conquistar a confiança, o foco deve ser oferecer conteúdos relevantes sobre o seu segmento, com base nas dúvidas mais comuns entre aqueles que te acompanham.

4 - Prepare a abordagem da equipe de vendas

Quando se trata de Social Selling, é fundamental ter em mente que o contato entre o cliente e a empresa ocorre de forma natural para conquistar a confiança aos poucos, sem “forçar a venda”. Lembre-se: as bases dessa estratégia são a humanização do atendimento e o conteúdo de valor.

Quando você passa a compartilhar posts que convidam os seus seguidores a interagirem com o conteúdo, a tendência é que o próprio cliente inicie conversas nos comentários. Com interações personalizadas e respostas rápidas, é possível criar uma relação mais próxima e, com o passar do tempo, a oferta do produto e/ou serviço será feita naturalmente, sendo apresentada como uma solução e não apenas mais um item para a prateleira do cliente.

E aí, está preparado para aproveitar todas as vantagens do Social Selling na sua loja de autopeças?

Confira outros conteúdos disponíveis em nosso blog e tenha acesso a dicas valiosas para levar o seu negócio cada vez mais longe. Conte com a Rolemar para seguir com você!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.