BLOG

Sua loja organizada: vantagens de utilizar um fluxograma

Sua loja organizada: vantagens de utilizar um fluxograma
Manter os processos organizados tem sido desafio para o seu negócio? Um fluxograma pode te ajudar!
 
Esse é um método muito utilizado por empresas que desejam tornar os seus processos mais visíveis, evidenciando quais são as etapas necessárias para que as tarefas sejam realizadas corretamente. Isso garante a padronização das atividades, que passam a ser facilmente identificadas pelos colaboradores, principalmente os novos.
 
Quer saber como fazer um fluxograma de forma simples e eficiente? Continue a leitura e veja algumas dicas a seguir.
 

Por que usar um fluxograma?
Conforme mencionado acima, o fluxograma permite que a empresa documente seus processos para, assim, garantir que eles sejam executados corretamente. As principais vantagens são a facilidade na integração de novos funcionários e redução de erros.
 
Muitas empresas se sentem perdidas quando um funcionário é afastado ou desligado, pois não têm total conhecimento sobre as atividades realizadas por ele, o que gera dificuldades para orientar um substituto. Com um fluxograma, o gestor tem mais facilidade e agilidade para orientar o novo colaborador sobre os processos que devem ser realizados para atingir (ou superar) o nível de entrega já praticado.
 

Como fazer um fluxograma?
Um fluxograma deve ser facilmente compreendido pelos membros da equipe. Por isso, antes de desenvolver o da sua loja, lembre-se de responder às seguintes perguntas:
 
• Qual o objetivo?
• Quais etapas fazem parte do processo?
• Existe uma sequência a ser seguida? Se sim, qual?
• Quem são os envolvidos em cada uma das etapas?

Com as respostas bem definidas, será possível criar um fluxograma capaz de reduzir as falhas e prevenir erros. O próximo passo é saber a forma correta de utilizar cada um dos símbolos presentes na estrutura.
 

Símbolos e suas funções no fluxograma
Ao criar um fluxograma, é fundamental saber o significado dos símbolos para utilizá-los corretamente e tornar possível a compreensão. Veja abaixo a função de cada um deles:


Símbolos de fluxograma e seus significados

Tipos de fluxograma
Existem dois tipos de fluxograma frequentemente utilizados por empresas que desejam padronizar os seus processos. São eles:
 
• Simples: apresenta as etapas de uma forma mais simplificada,
com os processos e decisões a serem tomadas.
• Funcional: utilizado para apresentar processos que envolvem diferentes áreas da empresa.

O melhor modelo é aquele que se adequa à necessidade da sua empresa, de acordo com as respostas para as perguntas apresentadas anteriormente.

Veja abaixo um exemplo de fluxograma para orientar o processo de reposição de peças automotivas:



E aí, pronto para fazer o fluxograma da sua empresa? Siga todas as dicas e conte com a Rolemar para levar o seu negócio para o próximo nível.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.