Uma breve história do automóvel
Em fevereiro, A Discovery Turbo lançou um novo programa: “A Era dos Carros”, onde os apresentadores perpassam os séculos em busca dos melhores carros desenvolvidos, colocando-os na pista e avaliando-os no final com a ajuda de três jurados para saber qual o melhor modelo fabricado em cada período. No entanto, será que você se lembra quando o automóvel surgiu e como foi se desenvolvendo? A Rolemar conta um pouquinho desse processo.
O primeiro carro surgiu há mais de 100 anos, no século XIX, por Karl Benz e Gottlieb Daimler. No entanto, como era um meio de transporte extremamente caro e inviável para a população da época, não “vingou”. Mas, logo depois, Henry Ford popularizou os veículos a partir do Ford T, em 1908, que não contavam com boa estrutura e peças. Para se ter uma ideia, o eixo que ligava os automóveis era feito de madeira e os itens que constituíam o sistema do carro eram poucos, somente o básico para possibilitar a locomoção, com uma velocidade muito baixa.
Desde então, grandes montadoras (Citroen, Mercedes-Benz, Porsche e etc) começaram a serem desenvolvidas com a ajuda dos avanços tecnológicos e se espelhando em outros veículos.
Os anos foram se passando e a necessidade em ter veículos que pudessem se locomover mais rápido, para carregamento de carga e transportar passageiros, tornava-se maior — e a indústria automotiva não ficou para trás. Próximo à década de 1930, já eram produzidos carros com 12 cilindros que atingiam uma boa velocidade.
Em função do pouco conhecimento sobre a tecnologia automotiva no século anterior, sabe-se que as peças da época não duravam muito e, quando quebravam, era preciso reconstruí-las.
No entanto, com as inovações tecnológicas e com um maior know-how dos trabalhadores no mercado automotivo, os veículos ficaram cada vez melhores e com vida prolongada. Mas, já imaginou não ter uma Rolemar naquela época para fornecer as peças do carro de seu cliente? Que pesadelo!