BLOG

Use indicadores de desempenho para uma gestão inteligente

Use indicadores de desempenho para uma gestão inteligente

Use indicadores de desempenho para uma gestão inteligente

A gestão guiada por dados é uma tendência que chegou para ficar, pois oferece mais segurança para a tomada de decisão e para o planejamento do futuro da empresa. Sendo assim, os indicadores de desempenho oferecem ao gestor uma visão global dos processos para identificar pontos que podem ser otimizados nos diferentes setores da empresa.

Conhecer a realidade do negócio é fundamental para que a loja evolua constantemente e conquiste melhores resultados. Continue lendo este artigo e saiba o que são os indicadores de desempenho e como utilizá-los para impulsionar a sua empresa.

O que são indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho são uma ferramenta utilizada para avaliar a performance por meio da análise de métricas que permitem à empresa:

Acompanhar metas;
Avaliar o nível de eficiência da operação;
Identificar falhas;
Reduzir custos.

Acompanhar métricas com frequência é uma atitude importante para identificar falhas no processo e ajustar o que for necessário para alcançar os resultados esperados em determinado período.

Por exemplo: se a empresa possui uma meta semestral e identifica que as vendas estão baixas somente no 6º mês, não terá tempo hábil para mudar a estratégia. Mas, se o acompanhamento é feito constantemente, é possível avaliar os métodos utilizados para definir novas ações e mudar o cenário sempre que necessário.


Quais indicadores acompanhar?
Agora que você já sabe que é importante acompanhar os indicadores de desempenho para praticar uma gestão inteligente, veja abaixo algumas formas de calcular a produtividade:

• Custo de Aquisição de Clientes (CAC): permite mensurar os gastos da empresa para atrair novos clientes, incluindo campanhas de marketing e vendas. Para calcular, basta dividir o valor investido pela quantidade de clientes obtidos em determinado período.
•  Ticket Médio: é o indicador que apresenta a performance das vendas. O cálculo é feito dividindo o faturamento do mês pela quantidade de vendas no período.
•  ROI - Retorno Sobre Investimento: consiste em calcular o lucro da empresa a cada real investido. Basta seguir a fórmula: receita - valor do investimento / valor do investimento.

Existem outros indicadores frequentemente utilizados pelas empresas, como churn (taxa de clientes perdidos), NPS (índice de satisfação) e taxa de crescimento de vendas. Todos eles podem e devem ser acompanhados e apurados conforme os objetivos da empresa.


Como utilizar as informações coletadas?
Uma das principais vantagens de utilizar os indicadores no seu negócio automotivo é a segurança para definir metas e tomar decisões. Por isso, além de definir e acompanhar as métricas, é importante elaborar um plano de ação com base nos resultados obtidos.

Caso sejam identificadas oportunidades de melhoria, será necessário identificar a fonte do problema para pensar nas possíveis soluções. É importante lembrar que até mesmo os processos mais eficientes devem ser avaliados e aperfeiçoados. Assim, será possível inovar constantemente para se destacar no mercado.

E aí, preparado para fazer uma gestão inteligente baseada em dados?

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.