BLOG

Venda de peças automotivas: por que estudar o perfil do cliente?

Venda de peças automotivas: por que estudar o perfil do cliente?

Venda de peças automotivas: por que estudar o perfil do cliente?

O gestor de autopeças que visa o sucesso do negócio precisa conhecer a fundo o seu cliente. O principal diferencial que a sua empresa pode oferecer a quem compra na sua loja é a experiência, que é o ponto de destaque quando se fala em vendas nos dias de hoje.

Mais que vender um produto, a sua empresa precisa encantar o cliente, e a melhor forma de fazer isso é através da personalização. Uma abordagem de vendas que leva em conta os interesses pessoais do consumidor, suas preferências e estilo de compra é mais eficaz do que um contato impessoal.

Quer melhorar a conexão da sua empresa com o cliente e construir relacionamentos duradouros para vender sempre? Continue a leitura e saiba mais sobre:
  • Por que é importante conhecer o seu público;
  • Como identificar o perfil do cliente;
  • Tipos de cliente na autopeças;
  • Como atender cada um deles.
Por que é importante conhecer o cliente?

Saber para quem você vende é o básico para garantir um bom negócio na autopeças. Afinal, oferecer algo que o cliente não precisa pode causar uma quebra de expectativa, o que pode prejudicar o relacionamento e reduzir as chances de ele voltar a comprar.

Como identificar o perfil do cliente da autopeças?

Existem muitas formas de coletar informações sobre o seu público. Todo contato realizado durante a jornada de compra pode ser uma oportunidade de aprofundar o relacionamento e identificar preferências do cliente que possam ser usadas em futuras abordagens.

É importante ficar atento a fatores como:
  • Frequência de pedidos;
  • Histórico de compras;
  • Nível de entendimento sobre o produto;
  • Prioridades (preço, qualidade, certificações da marca etc.).
Tipos de clientes

Antes de conhecer os diferentes perfis de clientes, é importante ter em mente que, para saber qual ou quais deles fazem parte do seu público, é necessário reunir informações além das percepções.

Detalhes como frequência de pedidos e histórico de compras, mencionados anteriormente, são identificados a partir de uma análise de dados, ação fundamental para quem precisa rever as estratégias e vender mais na autopeças.

Ao reunir informações precisas sobre o seu cliente, será possível identificar se o perfil dele é:

Prático

Prefere ir direto ao ponto e preza pela agilidade na resolução dos seus problemas. Gosta de um atendimento objetivo, sem muita conversa.

Analítico

É o tipo de comprador que gosta de analisar até os mínimos detalhes antes de fazer uma compra. Ao contrário do perfil anterior, esse não tem pressa para concluir a compra, pois quer garantir que está fazendo um bom negócio.

Acolhedor

Aqui está um perfil mais emocional. Valoriza um atendimento mais pessoal, com conversas sobre o dia a dia, seus gostos pessoais, trabalho, família, entre outros assuntos. Tende a confiar no vendedor que demonstra que realmente se importa com a sua satisfação e não somente em vender.

Negociador

Aqui está um tipo comum nas autopeças: o negociador. Sempre preocupado com o orçamento, não perde a oportunidade de pedir desconto, flexibilizar os prazos e parcelar o máximo possível. 

Qual a maneira correta de atender cada um deles na autopeças?

Um atendimento personalizado, que leva em conta as características do cliente, pode ser decisivo para a fidelização. Confira algumas boas práticas para acertar na abordagem de cada um deles:

Prático: dê respostas objetivas e mantenha uma postura confiante ao falar sobre o produto.

Analítico: apresente dados que o ajudem a visualizar as vantagens do produto apresentado.

Afável: busque identificar interesses em comum para criar uma conexão.  Lembre-se que o profissionalismo deve estar sempre presente!

Negociador: destaque os pontos fortes do produto e demonstre firmeza ao apresentar os preços e prazos.


Agora que você conhece mais sobre alguns dos principais perfis de clientes da autopeças, já pode preparar a sua estratégia e selecionar os melhores argumentos para garantir mais vendas!

Quer deixar os seus clientes satisfeitos de verdade? Conheça as marcas presentes no portfólio da Rolemar e faça a reposição do seu estoque com o melhor custo-benefício!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.