Venda de peças automotivas: por que estudar o perfil do cliente?
O gestor de autopeças que visa o sucesso do negócio precisa conhecer a fundo o seu cliente. O principal diferencial que a sua empresa pode oferecer a quem compra na sua loja é a experiência, que é o ponto de destaque quando se fala em vendas nos dias de hoje.Mais que vender um produto, a sua empresa precisa encantar o cliente, e a melhor forma de fazer isso é através da personalização. Uma abordagem de vendas que leva em conta os interesses pessoais do consumidor, suas preferências e estilo de compra é mais eficaz do que um contato impessoal.
Quer melhorar a conexão da sua empresa com o cliente e construir relacionamentos duradouros para vender sempre? Continue a leitura e saiba mais sobre:
- Por que é importante conhecer o seu público;
- Como identificar o perfil do cliente;
- Tipos de cliente na autopeças;
- Como atender cada um deles.
Saber para quem você vende é o básico para garantir um bom negócio na autopeças. Afinal, oferecer algo que o cliente não precisa pode causar uma quebra de expectativa, o que pode prejudicar o relacionamento e reduzir as chances de ele voltar a comprar.
Como identificar o perfil do cliente da autopeças?
Existem muitas formas de coletar informações sobre o seu público. Todo contato realizado durante a jornada de compra pode ser uma oportunidade de aprofundar o relacionamento e identificar preferências do cliente que possam ser usadas em futuras abordagens.
É importante ficar atento a fatores como:
- Frequência de pedidos;
- Histórico de compras;
- Nível de entendimento sobre o produto;
- Prioridades (preço, qualidade, certificações da marca etc.).
Antes de conhecer os diferentes perfis de clientes, é importante ter em mente que, para saber qual ou quais deles fazem parte do seu público, é necessário reunir informações além das percepções.
Detalhes como frequência de pedidos e histórico de compras, mencionados anteriormente, são identificados a partir de uma análise de dados, ação fundamental para quem precisa rever as estratégias e vender mais na autopeças.
Ao reunir informações precisas sobre o seu cliente, será possível identificar se o perfil dele é:
Prático
Prefere ir direto ao ponto e preza pela agilidade na resolução dos seus problemas. Gosta de um atendimento objetivo, sem muita conversa.
Analítico
É o tipo de comprador que gosta de analisar até os mínimos detalhes antes de fazer uma compra. Ao contrário do perfil anterior, esse não tem pressa para concluir a compra, pois quer garantir que está fazendo um bom negócio.
Acolhedor
Aqui está um perfil mais emocional. Valoriza um atendimento mais pessoal, com conversas sobre o dia a dia, seus gostos pessoais, trabalho, família, entre outros assuntos. Tende a confiar no vendedor que demonstra que realmente se importa com a sua satisfação e não somente em vender.
Negociador
Aqui está um tipo comum nas autopeças: o negociador. Sempre preocupado com o orçamento, não perde a oportunidade de pedir desconto, flexibilizar os prazos e parcelar o máximo possível.
Qual a maneira correta de atender cada um deles na autopeças?
Um atendimento personalizado, que leva em conta as características do cliente, pode ser decisivo para a fidelização. Confira algumas boas práticas para acertar na abordagem de cada um deles:
Prático: dê respostas objetivas e mantenha uma postura confiante ao falar sobre o produto.
Analítico: apresente dados que o ajudem a visualizar as vantagens do produto apresentado.
Afável: busque identificar interesses em comum para criar uma conexão. Lembre-se que o profissionalismo deve estar sempre presente!
Negociador: destaque os pontos fortes do produto e demonstre firmeza ao apresentar os preços e prazos.
Agora que você conhece mais sobre alguns dos principais perfis de clientes da autopeças, já pode preparar a sua estratégia e selecionar os melhores argumentos para garantir mais vendas!
Quer deixar os seus clientes satisfeitos de verdade? Conheça as marcas presentes no portfólio da Rolemar e faça a reposição do seu estoque com o melhor custo-benefício!