BLOG

Vendas por telefone: dicas e técnicas para ter mais resultados na autopeças

Vendas por telefone: dicas e técnicas para ter mais resultados na autopeças
O processo de compra está mudando constantemente e a sua loja precisa estar preparada para isso. Prova disso é que a venda pelo telefone não começa mais quando o cliente atende a chamada e não termina quando ele desliga.
 
Quer entender melhor? Continue lendo este artigo!
 
Uma das principais mudanças que a equipe comercial deve ter em mente é que o cliente não atua mais como um agente passivo no processo de compras, ele pesquisa, compara e depois toma a decisão.
 
Sendo assim, fazer contato pelo telefone sem uma preparação pode tornar a venda mais difícil, pois o consumidor tende a se interessar pelo produto e/ou serviço de uma empresa com a qual ele já teve algum tipo de contato, seja pelas redes sociais, indicação de amigos, anúncios, entre outras formas.
 
Para fechar bons negócios e fazer ligações realmente produtivas, é importante se adaptar às mudanças do mercado e do consumidor, para utilizar as novas técnicas e tecnologias a favor da empresa.
 
Veja a seguir algumas formas de otimizar as ligações para potencializar o fechamento de vendas.
 

Atraia a atenção para a sua loja
 
Os anúncios nas redes sociais são ótimas ferramentas para atrair a atenção do cliente e levar o nome da empresa até aqueles que podem ser uma oportunidade de vendas.
 
Use anúncios chamativos para direcionar os clientes até uma landing page, também conhecida como página de captura ou de cadastro. Esse tipo de estratégia consiste em apresentar uma oferta e solicitar que o cliente preencha os dados de contato para acessá-la.
 
A oferta pode ser um desconto, uma palestra, ou qualquer outra vantagem que seja relevante para o consumidor.
 
Ao adotar esse tipo de estratégia, será possível otimizar o tempo e os atendimentos dos vendedores, sem dar o famoso “tiro no escuro” com ligações não planejadas. Isso porque, o cliente que preenche o formulário está indicando que a oferta é de seu interesse e certamente estará mais receptivo quando o vendedor entrar em contato pelo telefone.
 
Mas, atenção à LGPD: deixe claro para o cliente a forma que os dados serão utilizados e use-os com responsabilidade.
 

Personalize o atendimento
 
Cada cliente possui suas particularidades e elas devem ser levadas em consideração durante o contato telefônico. Entender o perfil do consumidor é fundamental para definir a melhor abordagem durante a ligação e mantê-lo interessado no que a empresa tem a oferecer.
 
Um atendimento humanizado, em que o vendedor ouve com atenção os levantamentos realizados é determinante para o fechamento da venda. Afinal, se não souber quem é o seu cliente e do que ele precisa, como saberá se o item oferecido é realmente a melhor opção?
 
“Empurrar um produto que o cliente não precisa” só vai gerar frustração e aborrecimentos, o que pode até fazer com que o cliente reduza as compras e até mesmo pare de comprar com o tempo.
 

Foque em vender soluções
 
Existe uma série de empresas tentando vender produtos para os seus clientes. Mas, o que ele busca, na verdade, é uma que ofereça soluções para seus problemas.
 
Durante a ligação, foque em apresentar os atributos do produto, deixando claro como ele irá suprir a necessidade do seu consumidor. Destaque os diferenciais e ofereça detalhes sobre o item, já que durante o atendimento, o cliente não terá contato direto com o que está sendo ofertado.
 
Um atendimento consultivo torna a ligação mais fluida e faz com que o cliente se mantenha aberto a ouvir o vendedor e o que ele tem a oferecer, mesmo na correria do dia a dia. Ao oferecer uma experiência marcante e positiva a cada contato, será possível conquistar a sua confiança e mantê-lo realmente interessado em manter um relacionamento com a empresa.
 

Use materiais de apoio
 
A informação está cada vez mais acessível ao consumidor, isso é um fato. E não utilizar isso a favor da sua empresa pode ser um equívoco e tanto.
 
Incentive o cliente a se manter informado sobre o segmento e o convide a acompanhar a empresa pelas redes sociais. Essa é uma boa forma de fortalecer o relacionamento, pois o vendedor terá certeza de que o cliente está em contato com a empresa, mesmo que indiretamente, e que está sendo informado sobre as novidades e promoções.


Outra forma de preparar o cliente antes da ligação é por meio do compartilhamento de vídeos e materiais complementares sobre os produtos da loja pelo WhatsApp ou outro canal mais utilizado por ele. Assim, no próximo contato, o vendedor poderá utilizar uma abordagem mais consultiva, perguntando se o cliente gostou do material e até mesmo se há alguma dúvida, deixando claro que está à disposição.


Com base nos tópicos acima, fica claro que é necessário dedicar uma atenção especial antes, durante e após o contato telefônico com o cliente. Afinal, mesmo com os aplicativos de mensagens cada vez mais presentes no processo comercial, muitos não abrem mão da ligação.

Compartilhe o artigo com a sua equipe e coloque as dicas em prática para transformar as ligações em vendas.

Quer preparar o seu estoque para comercializar as melhores autopeças do mercado? Fale com a nossa equipe de vendas agora mesmo e conheça o nosso portfólio.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.